Exportação de dados de alto volume utilizando RabbitMQ - Security Center 5.10

Guia do administrador da Central de segurança 5.10

Applies to
Security Center 5.10
Last updated
2023-07-07
Content type
Guias > Guias do administrador
Language
Português
Product
Security Center
Version
5.10
Category
Administrator guides

Ao selecionar a opção de Alto volume na configuração do Exportador de dados de terceiros, você também deve se conectar a uma instância do software de enfileiramento RabbitMQ. O RabbitMQ é uma transmissor de mensagens que roteia dados utilizando uma fila de mensagens. Ele pode ser hospedado na mesma rede ou vir em versão de nuvem.

Para habilitar o enfileiramento de alto volume, acesse Sistema > Funções > ALPR Manager > Exportador de dados e configure o Protocolo de enfileiramento em Alto volume.

RabbitMQ em rede local

Você pode instalar o RabbitMQ em um servidor em sua rede local, mas deve considerar o seguinte:

  • A instalação do RabbitMQ pode ser longa e complexa em comparação com a opção de nuvem.
  • A instância do RabbitMQ precisa ser monitorada e atualizada regularmente para garantir que nenhum problema de segurança seja descoberto tardiamente.
  • O RabbitMQ exige espaço em disco para armazenar os dados que estão aguardando para serem exportados para o endpoint.

Se você estiver utilizando uma instância local do RabbitMQ, o modo HTTPS deve estar configurado e o certificado TLS utilizado para o HTTPS deve ser utilizado nas Configurações de comunicação.

Um certificado de cliente válido nas configurações de comunicação do Exportador de dados.

Opção de nuvem para o RabbitMQ

Como alternativa ao RabbitMQ local, você pode utilizar uma versão em nuvem do RabbitMQ. Essa solução é mais cara devido aos requisitos de espaço em disco, mas também é mais segura e resiliente. A instância o RabbitMQ geralmente é criada em alguns minutos pelo provedor de serviço e possui alta disponibilidade.

IMPORTANTE: Atualmente existe um problema de comunicação potencial entre a versão de nuvem do RabbitMQ e o Windows Server 2022. Se o Security Center for instalado em um Windows Server 2022, o Exportador de dados de terceiros pode não conseguir conectar-se a uma instância de nuvem do RabbitMQ.

Ao utilizar uma instância de nuvem do RabbitMQ, você deve solicitar o certificado TLS do provedor de serviço ou utilizar um navegador para baixá-lo diretamente, por exemplo, do gerente do RabbitMQ.

Exportação do certificado TLS do RabbitMQ.

O certificado TLS deve ser utilizado nas Configurações de comunicação, conforme indicado na seção RabbitMQ numa rede local.

O RabbitMQ utiliza hosts virtuais para gerenciar o acesso a filas e para a administração. Alguns provedores de serviços de nuvem mantêm o (/) padrão para seu próprio uso como administradores. Nesse caso você pode especificar um host virtual no Exportador de dados. O Nome de usuário geralmente é utilizado como o host virtual.

Exemplo de como um provedor de serviço pode formatar o nome de host.
O Exportador de dados de terceiro foi testado utilizando o provedor de serviço CloudAMQP. Todas as informações necessárias são fornecidas no portal de gerenciamento:
Exemplo utilizando o provedor de serviço AMQP.
  Descrição
A Nome de usuário
B Senha
C Porta ser utilizada para a conexão
D Nome do host e host virtual