Uma zona é uma entidade que monitora um conjunto de entradas e dispara eventos com base nos estados combinados. Esses eventos podem ser usados para controlar relés de saída.
Uma zona pode ser armada (dispara ativada) ou desarmada (dispara desativada) usando um interruptor de chave, um comando de software ou uma programação. Uma zona pode ser armada por software (usando um comando de ação ou de acordo com uma programação), ou por hardware (para unidades que suportam esse recurso).
Vinculação de I/O
A ligação de E/S é o controle de relés de saída específicos com base no resultado combinado de um conjunto específico de entradas elétricas. Cada entrada pode ser conectada a um dispositivo de monitoramento específico, como um sensor de movimento, um detector de fumaça, um contato de porta ou janela e assim por diante.
Estados da zona
Os estados de zona são determinados por uma combinação (AND/OR) de entradas associadas à zona.
- Normal
- Quando a combinação de entradas resulta em zero (0).
- Ativo
- Quando a combinação de entradas resulta em um (1).
- Problema
- Exige ter pelo menos uma entrada supervisionada. A zona fica no estado de Problema quando pelo menos uma das entradas está no estado Problema. O estado Problema supera todos os outros estados.
Zonas de hardware
Uma zona de hardware é um tipo de zona onde o vínculo de E/S é feito por uma única unidade de controle de acesso. Uma zona de hardware funciona independentemente do Access Manager e, consequentemente, não pode ser ativada ou desativada a partir do Security Desk.
As zonas de hardware são recomendadas quando as respostas rápidas e as operações offline são cruciais para o seu sistema de segurança. O unidade de controle de acesso controlando a zona não deve ser operado em modo de servidor. Uma vez que a unidade esteja configurada no Security Center, ela deve ser capaz de atuar sozinha sem ser conectada ao Security Center ou sem ser controlada por ele.
As zonas de hardware podem ser armadas usando uma chave (entrada) ou em programação.
Zonas virtuais
Uma zona virtual é um tipo de zona onde o vínculo de E/S é feito pelo software. Os dispositivos de entrada e saída podem pertencer a diferentes unidades de diferentes tipos. Uma zona virtual é controlada pelo Zone Manager e somente funciona quando todas as unidades estão online. Ela pode ser armada e desarmada a partir do Security Desk.
As zonas virtuais são recomendadas quando a flexibilidade é exigida e quando as unidades de controle de acesso não estão disponíveis.
Zonas de E/S
Uma zona de E/S é uma entidade de zona na qual a ligação E/S pode ser distribuída a várias unidades Synergis™, enquanto uma unidade age como a unidade principal. Todas as unidades Synergis™ envolvidas em uma zona de E/S devem ser gerenciadas pelo mesmo Access Manager. A zona I/O trabalha independentemente do Access Manager, mas para de funcionar se a unidade mestra está desativada. Uma Zona de E/S pode ser ativada e desativada pelo Security Desk, desde que a unidade mestre esteja online.
As zonas de E/S são recomendadas quando são necessárias respostas rápidas, operação offline e ligação de E/S em várias unidades.