Depois que a sua área protegida for criada e configurada com pelo menos uma porta de perímetro, você pode aplicar o antirretorno para impedir que os titulares de cartão entrem em áreas de que ainda não tenham saído e vice-versa.
O que você deve saber
Uma área com antirretorno deve ser controlada por uma única unidade. Se a área não for controlada por uma única unidade, os seguintes critérios devem ser atendidos para aplicar antirretorno.
- Todas as unidades que controlam as portas dentro da área são unidades Synergis™.
- Todas as unidades que controlam a área são gerenciadas pela mesma função Access Manager.
- O anti-passback global is enabled na função Access Manager.
Limitações: Para áreas controladas por unidades HID, a lógica de anti-passback só é aplicada a portas de perímetro, não a portas cativas.
Procedimento
-
Na página inicial do Config Tool, abra a tarefa Visualização da área.
-
Selecione a área protegida e clique na aba Avançado.
-
Ligue a opção Anti-passback.
-
Se as portas forem controladas por uma unidade HID, deligue a opção Intertravamento.
-
Defina:
- Agenda
- Selecione Sempre se quiser que o anti-passback seja aplicado sempre.
- Tipo
- Tipo de antirretorno para aplicar.
- Virtual
-
O antipassback suave registra apenas os eventos de antirretorno no banco de dados. Ele não impede a porta de ser desbloqueada devido a um evento de antirretorno.
- Física
-
O anti-passback forçado registra um evento de retorno no banco de dados e impede a porta de ser desbloqueada devido a um evento de retorno.
- Tempo limite de presença
- Configura por quantos minutos a presença de um titular de cartão na área é lembrada para fins de detecção de retorno (não é usado para contar pessoas). Depois desse período, um titular de cartão que nunca tenha deixado a área pode entrar novamente sem disparar um evento de retorno. O valor padrão de zero (0) minutos significa que a presença de um titular de cartão nunca tem o limite de tempo esgotado.
NOTA: Quando o antirretorno global está ativado, a presença de um titular de cartão em uma área é esquecida após sete dias se nenhuma entrada ou saída dessa área é registrada para esse titular do cartão durante esse período. Isso significa que titulares de cartão podem entrar novamente em uma área da qual nunca saíram ou deixar uma área em que nunca entraram sem disparar um evento de retorno se nenhum movimento tiver sido registrado para esses titulares naquela área por sete dias. Isso se aplica mesmo que o Tempo limite de presença esteja definido como infinito (=0).
- Estrita
- Ative esta opção para gerar eventos de passback para ambos os tipos de violação de acesso: quando titulares de cartão tentarem entrar novamente em uma área da qual nunca saíram e quando tentarem sair de uma área em que nunca entraram. Caso contrário, o padrão é definido como Desligado e a lógica de anti-passback é verificada somente em entradas de áreas, além disso, os eventos de passback são gerados somente quando os titulares de cartão tentam entrar novamente em uma área da qual nunca saíram.
MELHOR PRÁTICA: Se você optar por ativar o anti-passback estrito e físico em uma área que não seja controlada com catracas ou dispositivos similares que apenas permitam entrar uma pessoa por vez, conceda o privilégio Perdoar violação de anti-passback a operadores responsáveis por monitorar essa área.
NOTA: Com o anti-passback estrito desligado, você pode ter portas de perímetro Card-In/REX-out, mas o parâmetro Tempo limite de presença precisa ser configurado (> 0). Com o strict antipassback ligado, todas as portas de perímetro precisam ser configuradas como Card-In/Card-Out, o Tempo limite de presença deve ser configurado como infinito (= 0) e nenhum REX pode ser configurado.
-
Clique em Aplicar.