Comandos básicos do mapa - Security Center 5.10

Guia do usuário do Security Center 5.10

Applies to
Security Center 5.10
Last updated
2022-07-06
Content type
Guias > Guia do usuário
Language
Português (Brasil)
Product
Security Center
Version
5.10

No Security Desk, é possível interagir com seus mapas e dispositivos de segurança representados em seus mapas usando comandos padrão, tais como clicar e arrastar para mover o mapa ou clicar nos objetos do mapa. O formato do cursor do mouse indica quais ações podem ser executadas.

Objeto de mapa

Os objetos de mapa são representações gráficas em seus mapas de entidades do Security Center ou de características geográficas, tais como cidades, estradas, rios etc. Com objetos de mapa, você pode interagir com seu sistema sem sair do mapa.

Botões de comando sobrepostos

É possível executar os comandos de mapa mais comuns usando os botões de comando sobrepostos no canto superior direito do mapa.
Botão Nome Entradas alternativas
Aumentar zoom Também é possível usar o seguinte:
  • Gire a roda do mouse
  • Clique duas vezes
  • Pressione a tecla '+'
Diminuir zoom Também é possível usar o seguinte:
  • Gire a roda do mouse
  • Clique duas vezes com o botão direito
  • Pressione a tecla '-'
Selecionar predefinição Clique no botão e selecione uma predefinição de mapa para reposicionar o mapa. Também é possível usar a combinação Ctrl + número predefinido.

Selecionar mapa (Somente na tela do Security Desk) Clique no botão e selecione uma área com um mapa () para exibir o mapa associado. Mantenha a tecla Ctrl pressionada ao selecionar o mapa para preservar o visualização de mapa atual.
NOTA: O ícone do botão corresponde ao ícone da área selecionada.
Smart click Clique para ativar o modo Smart click. O botão fica azul e o cursor muda para uma cruz. Quando o Smart click estiver ativado, clique em qualquer lugar do mapa para fazer com que todas as câmeras PTZ compatíveis com o feedback de posição girem para essa localização se o campo de visão delas não estiver obstruído por paredes. Para ampliar suas câmeras PTZ, desenhe um retângulo ao redor da área para ampliar.

Também é possível manter a tecla Shift pressionada ao clicar para obter o mesmo resultado do Smart click.

Caso esteja na tarefa Monitoramento, todas as câmeras cujo campo de visão inclui a localização clicada serão exibidas nos blocos restantes na tela.

Enviar seleção para os blocos Clique em e, em seguida, clique em Enviar seleção para os blocos () para ativar a funcionalidade de seleção múltipla. Também é possível usar a combinação Alt+clique. O cursor muda para uma cruz. Clique e arraste para selecionar vários objetos de mapa em um retângulo. Quando você solta o botão mouse, cada objeto de mapa dentro do retângulo é exibido em um bloco na tarefa Monitoramento.
Zoom da área Clique em e, em seguida, clique em Zoom da área () para ativar a funcionalidade de zoom da área. Também é possível usar a combinação Ctrl+clique. O cursor muda para uma cruz. Clique e arraste para desenhar um retângulo e ampliar a área selecionada.

Controles de andares

Quando os mapas são configurados como andares de um edifício, é possível navegar rapidamente pelo edifício usando os controles sobrepostos (canto inferior direito).

Todos os andares do mesmo prédio estão vinculados. É possível navegar entre os mapas dos andares pressionando o botão do andar que deseja visualizar. Os andares são etiquetados com uma abreviação configurável do nome da área.

NOTA: Se a opção Exibir alarmes de mapas vinculados estiver ativada nas opções de mapa, o número de alarmes ativos em outros andares será mostrado nos controles do andar.

Se uma área estiver incluída em vários edifícios, como um estacionamento compartilhado, os controles de andares poderão ser usados para navegar entre os edifícios.

A navegação entre os andares usa a mesma exibição por padrão. Mantenha a tecla Ctrl pressionada enquanto muda de andares para restaurar a exibição padrão.

Barra de ferramentas de mapas e comandos do teclado

Outros comandos de mapa estão disponíveis na Barra de ferramentas de mapas ou como comandos do teclado. Os comandos específicos relacionados a cada tipo de objetos de mapa estão descritos no Objetos de mapa compatíveis.

Resultado Ação
Mover o mapa Arrastar.
Aumentar o zoom em uma seção do mapa Mantenha pressionada a tecla Ctrl e desenhe um retângulo ao redor da seção do mapa em que deseja aumentar o zoom.
Expandir o mapa por todos os monitores (Somente na tarefa Mapas) Na Barra de ferramentas de mapas, clique em Configurações > Expandir mapa por todos os monitores.
Alternar para o seu mapa padrão (Somente em tarefas de Mapas) Na Barra de ferramentas de mapas, clique em Mapa padrão.
Alternar para um mapa diferente Siga um destes procedimentos:
  • Clique na miniatura de um mapa.
  • Clique em um link para mapa, que geralmente é um polígono semitransparente colorido.
  • Clique em um andar nos controles de andares.
  • (Somente em tarefas de Mapas) Na barra de ferramentas de mapas, clique em Selecionar mapa ou clique no nome de um mapa.
  • (Somente na tela do Security Desk) Clique no botão Selecionar mapa sobreposto no mapa atual.

Para sincronizar as posições do mapa, mantenha a tecla Ctrl pressionada enquanto alterna os mapas. O novo mapa é aberto na mesma localização GPS ou exibição de mapa. As posições do mapa são sincronizadas automaticamente entre os andares.

Mostrar informações sobre qualquer objeto de mapa Siga um destes procedimentos:
  • Para objetos de mapa que representam entidades do Security Center, aponte para o objeto de mapa ou pressione e mantenha pressionadas as teclas Ctrl+Alt para exibir os nomes de todos os objetos de mapa ao mesmo tempo.
  • Para objetos KML e Esri, clique no objeto de mapa para exibir todas as informações disponíveis em um balão de texto. Se os objetos se sobrepuserem, uma lista das camadas será exibida para que você possa selecionar a camada que contém o objeto que deseja ver.
Encontre uma entidade em um mapa Siga um destes procedimentos:
  • Na tarefa Mapas: na barra de ferramentas de mapas, clique em Pesquisar e insira um nome de entidade.
  • Na tarefa Monitoramento: clique com o botão direito do mouse em uma entidade exibida em um bloco e clique em Localize-me. Se a entidade for exibida em mais de um mapa, os ícones do mapa serão exibidos em um pop-up e será necessário selecionar o mapa no qual deseja visualizar a entidade.
Busca de registros correlacionados por local e hora (Somente em tarefas de Mapas) Na Barra de ferramentas de mapas, clique em Record search.
Mostrar ou ocultar informações em um mapa Siga um destes procedimentos:
  • Na tarefa Mapas: na barra de ferramentas de mapas, clique em Camadas.
  • Na tarefa Monitoramento: clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar do mapa e clique em Camadas.
Na caixa de diálogo exibida, selecione as camadas que deseja mostrar no seu mapa e, em seguida, clique em OK.
Selecione um objeto de mapa Por padrão, clique no objeto de mapa. Isso se aplica apenas a entidades do Security Center.
Quando aplicável, esta ação também:
  • Exibe a entidade relacionada em um balão de bloco.
  • Exibe os widgets relacionados no painel Controles.
Mostrar o menu contextual de um objeto de mapa Clique com o botão direito do mouse no objeto de mapa. Isso se aplica apenas a entidades do Security Center.
Configurar uma entidade Clique com o botão direito do mouse no objeto de mapa e clique em Configurar identidade para abrir a página de configuração da entidade que ele representa.
NOTA: É necessário ter os privilégios para executar o Config Tool e visualizar as configurações da entidade.
Exibir objetos de mapa na tarefa Monitoramento Por padrão, clique duas vezes no objeto de mapa. Isso se aplica apenas a entidades do Security Center.
Visualizar vários objetos de mapa na tarefa Monitoramento Por padrão, mantenha a tecla Alt pressionada e desenhe um retângulo ao redor dos objetos de mapa para exibir na tarefa Monitoramento. Isso se aplica apenas a entidades do Security Center.