Pesquisar eventos de movimento nos arquivos de vídeo - Security Center 5.10

Guia do usuário do Security Center 5.10

Applies to
Security Center 5.10
Last updated
2022-07-06
Content type
Guias > Guia do usuário
Language
Português (Brasil)
Product
Security Center
Version
5.10

É possível pesquisar arquivos de vídeo para sequências de vídeos que detectam movimento em áreas específicas do campo de visão de uma câmera usando o relatório Pesquisa de movimento.

Procedimento

  1. Na página inicial, abra a tarefa Pesquisa de movimento.
  2. Na guia Filtros, selecione uma câmera na lista suspensa.
    Quando uma câmera é selecionada, uma imagem de visualização com base no intervalo de tempo padrão é exibida. Se a câmera selecionada não for compatível com a pesquisa de movimento, a mensagem "Pesquisa de movimento não disponível para esta câmera" será exibida em vez da imagem de visualização.
  3. Para atualizar a imagem de visualização com base no novo intervalo de tempo, clique em .
  4. Para visualizar um vídeo em vez de uma imagem parada, clique em .
  5. Defina o intervalo de tempo para a pesquisa de movimento.
  6. Para definir uma zona de detecção de movimento na imagem de visualização, desenhe blocos de detecção de movimento (retângulos azuis) nas áreas em que o movimento é significativo para a pesquisa usando as seguintes ferramentas:
    • Para preencher toda a imagem com blocos de detecção de movimento, use a ferramenta Preenchimento ().
    • Para desenhar um grupo de blocos de detecção de movimento, use a ferramenta Retângulo ().
    • Para desenhar blocos de detecção de movimento individuais, use a ferramenta Caneta ().
    • Para trocar a área com blocos de detecção de movimento pela área sem quaisquer blocos selecionados, use a ferramenta Inverter ().
    • Para apagar todos os blocos de detecção de movimento na imagem, use a ferramenta Apagar tudo ().
    • Para apagar os blocos de detecção de movimento que não são necessários, use a ferramenta Apagar ().
  7. Para influenciar a velocidade e a precisão da consulta de movimento, configure as opções de critérios de detecção de movimento da seguinte maneira:
    Limite de movimento
    Define o número mínimo de blocos que devem ser ativados para um resultado de detecção de movimento aparecer na consulta. O número total de blocos na zona de detecção de movimento é indicada como valor máximo permitido para o limite. Um valor de zero significa que qualquer movimento detectado na zona defina qualificaria para a busca.
    Detecções em quadros consecutivos
    Aplica o limite de movimento a um número especificado dos quadros de vídeo. Essa opção ajuda a evitar detecção de movimento falso-positivo (por exemplo, ruído de vídeo em um único quadro). Ele garante que o movimento é detectado quando o limite é alcançado acima de um número especificado de quadros consecutivos, não um único quadro.
    Tempo mínimo entre quadros
    Controla a taxa de amostra para busca ao dizer ao sistema para não examinar cada um dos quadros de vídeo. Quanto maior o valor, mais quadros o sistema pula durante a busca, realizando assim uma pesquisa mais rápida. Para examinar cada quadro, defina o valor para 33 ms ou menos. A taxa de quadros mais alta de arquivamento é de 30 quadros/seg. Nesta taxa, o tempo entre dois quadros consecutivos é de apenas 33 ms.
  8. Clique em Gerar relatório.
    Os eventos de movimento são listados no painel de relatórios.
  9. Para exibir o vídeo correspondente de um evento de movimento em um bloco, clique duas vezes ou arraste um item do painel de relatórios para a tela.
    A sequência selecionada começa a ser reproduzida imediatamente.
  10. Para controlar a gravação de vídeo, use o widget da câmera.
  11. Para exportar um arquivo de vídeo importante, selecione o item no painel de relatórios e, em seguida, clique em Exportar ().

Exemplo

Caso deseje visualizar a atividade que ocorreu em torno de uma porta específica, será possível pesquisar movimentos usando a câmera que aponta para a porta. Na figura a seguir, uma zona de detecção de movimento é definida pela porta de entrada. Como resultado, a pesquisa é direcionada para a porta e o movimento criado por pessoas que caminham em locais mais distantes do corredor é ignorado.