Configuração da detecção de movimento - Security Center 5.9

Guia do Administrador do Security Center 5.9

series
Security Center 5.9
revised_modified
2020-01-20

Para monitorar e relatar o movimento detectado em uma imagem de câmera, você deve configurar a detecção de movimento para a unidade de vídeo.

Antes de iniciar

Certifique-se de que a unidade suporta a detecção de movimento.

O que você deve saber

A detecção de movimento pode ser realizada pelo Archiver ou pela unidade, em toda a imagem de vídeo (padrão) ou apenas em determinadas áreas (zonas de movimento).
MELHOR PRÁTICA: Para fluxos H.264 e MPEG-4, a detecção de movimento por software é realizada pela análise de quadros P-. Certifique-se de que a sua transmissão de vídeo não é composta apenas de quadros-chave ao definir as configurações de Intervalo de quadros chave e Taxa de quadros da câmera.

Para saber mais sobre como configurar a detecção avançada de movimento, assista nosso Webinar de GTAP.

Ao definir zonas de detecção de movimento no Security Center, a imagem mantém a orientação enviada pela câmera e, portanto, pode ser vista de cabeça para baixo ou em um ângulo de 90 graus.

Procedimento

  1. Na página inicial do Config Tool, abra a tarefa Vídeo.
  2. Selecione a câmera a ser configurada e clique na aba Detecção de movimento.
  3. Coloque a opção Detecção de movimento em Ligado.
  4. Na opção Detecção feita em, selecione se a detecção de movimento é realizada pelo Archiver ou pela unidade de vídeo.
  5. Na opção Sensibilidade, selecione a quantidade de diferença que deve ser detectada em um bloco entre dois quadros consecutivos antes de ser destacado como um bloco de movimento.
    Uma imagem simples, como a visualização de uma parede vazia, é mais propensa a gerar ruído do que uma imagem contendo muitos detalhes.
    DICA: Primeiro, defina um valor alto e, em seguida, baixe-o lentamente até que você esteja recebendo somente algumas falsas leituras de movimento na imagem.

    Você também pode calibrar a sensibilidade automaticamente.

  6. Na opção Ocorrências consecutivas do quadro, selecione quantos quadros em sequência o Limiar de movimento ativo deve ser alcançado para gerar uma ocorrência positiva de movimento.
  7. Defina as zonas de detecção de movimento.
  8. Defina os critérios de detecção de movimento para cada zona de movimento da seguinte forma:

    Se esses valores forem muito baixos, o movimento será detectado com muita frequência. Se esses valores estiverem muito próximos, você pode receber muitos eventos de Movimento ativo e Movimento inativo consecutivos.

    Limiar de movimento ativo
    Indica o número mínimo de blocos de movimento que devem ser detectados antes que o movimento seja significativo o suficiente para ser relatado. Juntamente com as Ocorrências de quadros consecutivos, uma detecção de movimento positiva é feita.
    Limiar de desativação por movimento
    O fim do movimento é detectado quando o número de blocos de movimento cai abaixo do Limiar de movimento inativo por, pelo menos, 5 segundos.
  9. Selecione os tipos de eventos que você deseja gerar quando o movimento for detectado para cada zona de movimento.