Câmera - Aba Detecção de movimento - Security Center 5.9

Guia do Administrador do Security Center 5.9

series
Security Center 5.9
revised_modified
2020-01-20

Esta seção lista as configurações encontradas na aba Detecção de movimento da Câmera, na tarefa Vídeo.

Na aba Detecção de movimento, você pode definir múltiplas configurações de detecção de movimento para sua câmera. Cada configuração é baseada em um cronograma diferente.
Detecção de movimento
Ativa ou desativa a detecção de movimento pelos períodos de tempo abrangidos pela programação.
A detecção foi feita em
Especifica se a detecção de movimento é realizada no Archiver (sempre disponível) ou na unidade de vídeo (nem todas as unidades suportam esse recurso).
Sensibilidade
Controla o nível de diferença que deve ser detectado em um bloco entre dois quadros consecutivos antes de ele ser destacado como um bloco de movimento. Com a sensibilidade definida para o máximo (100%), a menor variação em um bloco de imagem é detectada como movimento. Reduzir a sensibilidade reduz o número de blocos de movimento detectados no vídeo. Você pode diminuir a sensibilidade quando seu equipamento for propenso a gerar ruído.
Autocalibrar
Define automaticamente a sensibilidade para determinar o que constitui movimento positivo.
Detecções em quadros consecutivos
Um quadro em que o número de blocos de movimentos atinja o Limiar de movimento ativo é chamado de ocorrência. Ajustar esse parâmetro com valor superior a 1 ajuda a evitar falhas de detecção de movimento falso, como o ruído de vídeo em um único quadro. Esta configuração garante que a detecção de movimento positivo seja relatada somente quando um alerta for observado em um certo número de quadros consecutivos. Quando foram alertas consecutivos suficientes, o primeiro alerta da série é marcado como o início do movimento.
Configurações avançadas
Quando uma transmissão H.264 é selecionada como a transmissão de gravação, o botão Configurações avançadas fica disponível. Clique no botão para abrir a caixa de diálogo Configurações avançadas de detecção de movimento para H.264, onde você pode refinar suas configurações de detecção de movimento para uma transmissão H.264.
Ênfase de vetor
Configura a detecção de movimento com base na diferença de valores de vetor de movimentação (movimento) entre quadros consecutivos
Ênfase de luma
Configura a detecção de movimento com base na diferença de valores de luma (brilho) entre quadros consecutivos
Personalizar
Permite que você personalize suas configurações usando os controles deslizantes disponíveis, se as predefinições Vetor e Ênfase de luma não fornecerem resultados desejáveis (se você receber eventos de movimento em demasia ou insuficientes). Ajuste os valores dos seguintes controle deslizante entre 0 e 100, até obter resultados desejáveis. Quanto maior o valor, mais movimento é detectado.
  • Ajuste de luma. Configura a detecção de movimento com base na diferença de valores de luma (brilho) entre quadros consecutivos
  • Ajuste de crominância. Configura a detecção de movimento com base na diferença de valores de crominância (cor) entre quadros consecutivos.
  • Ajuste de vetores. Configura a detecção de movimento com base na diferença de valores de vetores (movimento) entre quadros consecutivos.
  • Ajuste de macroblocos. Define a detecção de movimento com base na presença de intra-macroblocos em seu quadro. Esta configuração é útil quando você observa indicadores de detecção de movimento em quadros fixos. Por exemplo, algumas unidades geram quadros completamente compostos de intra-macroblocos como um novo ponto de referência. Quando isso acontecer, você verá blocos de detecção de movimento cobrindo toda a imagem. Definir o Ajuste de macroblocos para 0 ajuda a evitar que isso aconteça.
Zonas de movimento
Uma zona de movimento define onde deve ser detectado movimento na imagem de vídeo. Até seis zonas de movimento diferentes podem ser definidas por configuração.
Para efeitos de detecção de movimento, a imagem de vídeo é dividida em um grande número de blocos (1320 para o padrão de codificação NTSC e 1584 para PAL). Cada um desses blocos pode ser ativado/desativado individualmente para detecção de movimento. Um bloco onde a detecção de movimento está ativada é representado por uma sobreposição quadrada azul semi-transparente na imagem de vídeo.
Limiar de movimento ativo
Indica o número mínimo de blocos de movimento que devem ser detectados antes que o movimento seja significativo o suficiente para ser relatado. Juntamente com as Ocorrências de quadros consecutivos, uma detecção de movimento positivo é feita.
Limiar de desativação por movimento
Da mesma maneira que o Limiar de movimento ativo detecta o início do movimento, o Limiar de movimento inativo detecta o fim do movimento. Considera-se que o movimento terminou quando o número de blocos de movimento cai abaixo do Limiar de movimento inativo por, pelo menos, 5 segundos.
Testar zona
A zona de movimentação é exibida como sobreposições em azul. Os blocos de movimentação aparecem como sobreposições em verde. O número de blocos de movimentação é atualizado em tempo real. Quando o número de blocos de movimento alcança o Limiar de movimento, ele é exibido em vermelho.
Testar todas as zonas
Neste modo, todas as zonas de movimento são exibidas ao mesmo tempo, com o número de blocos de movimento em cada uma exibido separadamente.
Visualizar todos os movimentos
Testa toda a imagem de vídeo em busca de movimento. Todos os movimentos em qualquer lugar da imagem são exibidos como blocos de movimento (sobreposições verdes). O número total de blocos de movimentação é atualizado em tempo real. Utilize este modo para testar a definição de sensibilidade para esta câmara.
Eventos
Seleciona os eventos relacionados à detecção de movimento gerados pelo sistema (eventos padrão ou personalizados).