Sobre a detecção de movimento - Security Center 5.9

Guia do Administrador do Security Center 5.9

series
Security Center 5.9
revised_modified
2020-01-20

A detecção de movimento é o recurso que busca mudanças em uma série de imagens de vídeo. A definição do que constitui um movimento em um vídeo pode ser baseada em critérios altamente sofisticados.

Existem dois tipos de detecção de movimento:
Detecção de movimentos por software
A detecção de movimento é executada pelo Archiver na transmissão de vídeo definida para gravação e os eventos de movimento são gerados pelo Security Center.
Detecção de movimento por hardware
A detecção de movimento é executada pela unidade de vídeo e os eventos de movimento são gerados pela unidade e enviados ao Security Center.
As capacidades suportadas diferem entre os dois tipos, conforme mostrado na tabela a seguir:
Capacidade Software Hardware
Definir configurações de detecção de movimento Config Tool Ferramenta de configuração proprietária da unidade1
Pesquisa de movimento tarefa no Security Desk2 Sim Consulte a nossa Lista de dispositivos suportados3
Mostra indicadores de movimento (barras verdes) na linha do tempo durante a reprodução de vídeo Sim Consulte a nossa Lista de dispositivos suportados3
Múltiplas zonas de detecção de movimento Sim Específico da câmera4
Exige recursos adicionais de servidor Sim Não
Calibração automática da sensibilidade5 Sim Não
IMPORTANTE:
  1. Para facilitar a configuração da detecção de movimento por hardware, os blocos de movimento derivados da detecção de movimento por software são mostrados em Config Tool.
  2. A tarefa Pesquisa de movimento não é compatível com câmeras que usam transmissões H.265 (HEVC).
  3. Algumas câmeras suportam a detecção de movimento como parte de suas capacidades analíticas de vídeo.
  4. Nem todas as unidades suportam múltiplas zonas de detecção de movimento. Se você alterar a detecção de movimento de Archiver para Unidade, as configurações de zona existentes não suportadas pela unidade são perdidas.
  5. A unidade e o Archiver poderão interpretar a sensibilidade de forma diferente, portanto, testar as suas zonas de movimento no Config Tool pode não refletir com precisão o comportamento da unidade.

Para configurar a detecção de movimento, você deve especificar áreas da imagem de vídeo, sensibilidade de movimento e uma agenda que estabeleça quando aplicar configurações de detecção de movimento. Cada câmera possui uma configuração de detecção de movimento padrão baseada na agenda Sempre. A configuração de detecção de movimento padrão pode ser modificada, mas não excluída.

Quando uma transmissão H.264 é selecionada como a transmissão de gravação, o botão Configurações avançadas fica disponível. Clicar neste botão abre a caixa de diálogo Configurações avançadas de detecção de movimento para H.264, que pode ser usada para refinar as configurações de detecção de movimento.

Bloco de movimento

Um bloco de movimento ocorre quando é detectado movimento dentro de um dos blocos que você configurar na imagem de vídeo. Há movimento positivo em uma imagem de vídeo quando a área coberta pelo bloco detecta movimento em dois quadros de vídeo consecutivos. O número de blocos de movimento detectados representa a quantidade de movimento. Um bloco de movimento é representado por uma sobreposição quadrada verde semitransparente na imagem de vídeo.

Detecção de movimento positiva

Ver blocos de movimento no vídeo não significa necessariamente que o sistema gerará um evento relacionado ao movimento. Isto pode ser devido ao barulho. Para determinar quando o movimento começou (evento Movimento ativo) e parou (evento Movimento inativo), ajuste os parâmetros Sensibilidade, Ocorrências de quadros consecutivos, Limiar de movimento ativo e Limiar de movimento inativo para conseguir os melhores resultados no ambiente específico.

Práticas recomendadas para configurar a detecção de movimento

O objetivo principal em usar a detecção de movimento é minimizar requisitos de armazenamento, tempos de pesquisa e tempos de obtenção, reduzindo a quantidade de gravações de vídeo que deve ser salva. No entanto, a configuração da detecção de movimento deve ser feita com cuidado e para cada câmera. Ao configurar a detecção de movimento, considere o seguinte:
  • É preferível ter configurações sensíveis que possam acionar falsos eventos de movimento do que perder gravações esperadas quando as configurações não são suficientemente sensíveis.
  • Todas as configurações de movimento são armazenadas no banco de dados do Directory, portanto, certifique-se de fazer backup do banco de dados quando forem feitas alterações.
  • A detecção de movimento é a capacidade de análise de vídeo mais básica. Devido a possíveis falsos eventos de movimento, ela não deve ser usada para acionar alarmes em situações críticas, por exemplo em substituição a um sistema especializado de detecção de intrusão.
  • Se você definir o parâmetro Tempo de gravação antes de um evento para um valor alto, isto aumenta os recursos de memória (RAM) exigidos pelo Archiver. Isso reduz a contagem de câmeras permitida no Archiver. As câmeras com uma resolução mais alta têm o mesmo efeito sobre os recursos de memória.
Ao configurar a detecção de movimento por software:
  • É sempre possível usar transmissões MJPEG.
  • É possível usar transmissões MPEG-4.
  • Também é possível usar transmissões H.264, mas por causa da noção de perfis, algumas câmeras devem ser configuradas pela caixa de diálogo adicional Configurações avançadas de detecção de movimento H.264.
Para obter instruções de pré-configuração ou quaisquer etapas de configuração adicionais necessárias para habilitar a detecção de movimento no Security Center para unidades de vídeo específicas, consulte o Guia de Configuração de Unidades de Vídeo do Security Center.