Criar funções Web Server - Security Center 5.9

Guia do Administrador do Security Center 5.9

series
Security Center 5.9
revised_modified
2020-01-20

Crie uma função Web Server para hospedar um Web Client e para definir o endereço Web (URL) que os usuários digitam nos seus navegadores para acessar o Security Center Web Client.

O que você deve saber

  • Caso o seu sistema apenas venha a ter um único Web Server, você pode criar a função usando as configurações padrão. Contudo, se tiver um sistema complexo que envolva várias redes privadas, você pode escolher implementar diversas funções Web Server; nesse caso, pode precisar alterar as configurações padrão de cada função.
  • Quando uma função Web Server é criada, ela é implantada para o servidor principal. Caso tenha diversas funções Web Server, mova cada um das funções para um servidor de expansão para que as cargas de tráfego sejam bem distribuídas.
  • Para visualizar o vídeo no Security Center Web Client, o Media Gateway deve estar em execução no servidor que hospeda a função Web Server.
  • Se você implantar várias instâncias de Web Client no mesmo servidor, certifique-se de que a URL de cada uma seja única. Caso contrário, a função Web Server fica em amarelo e um evento de Aviso de entidade é gerado.
  • Se os usuários finais forem monitorar vídeo no Web Client usando os navegadores Mozilla Firefox ou Microsoft Edge, certifique-se de que uma das seguintes condições seja satisfeita:
    • Um certificado SSL válido está instalado no servidor que hospeda a função Web Server.
      NOTA: Se um certificado de terceiros já foi instalado no servidor pelo Windows, você poderá aplicar o certificado ao Security Center a partir do Server Admin: selecione seu servidor na lista, na seção Comunicação segura clique em Selecionar certificado, selecione o certificado desejado e, em seguida, clique em Selecionar > Salvar.
    • Caso esteja usando o certificado SSL autoassinado padrão, certifique-se de que as portas REST na função Media Gateway e nas configurações de porta do Web Server correspondam; os padrões são porta 80 para HTTP e porta 443 para HTTPS.

Procedimento

  1. Na página inicial do Config Tool, abra a tarefa Sistema e clique na visualização Funções.
  2. Clique em Adicionar uma entidade () e clique em Web Server ().
  3. (Opcional) Defina Tempo de sessão ilimitado para Ligado para que os usuários permaneçam conectados ao Web Client enquanto mantiverem sua janela do navegador aberta.
    Defina Tempo de sessão ilimitado para Desligado para que os usuários terminem sessão no Web Client automaticamente após 12 horas de inatividade.
  4. Na página Informações básicas, insira um nome e uma descrição para a função.
  5. Selecione a Partição da qual esta função seja membro e clique em Próximo.
    Somente usuários que sejam membros da partição poderão visualizar ou modificar essas entidades.
  6. Clique em Próximo > Criar > Fechar.
    A nova função Web Server é criada.
  7. Na página do Web Server, clique na aba Propriedades.
  8. Se você tiver várias funções Web Server, verifique se a URL padrão em Configurações de comunicação não corresponde à URL de outros Web Servers no seu sistema. Se corresponder, mude o endereço Web ou as configurações de porta para que a URL deste Web Client seja única.
    A URL padrão de um Web Client é https://host:443/SecurityCenter, em que host é o endereço IP ou o nome de host do computador do servidor que hospeda o Web Server.
  9. Clique em Aplicar.

Após terminar

  • Se esta for uma de várias funções Web Server, mova esta função para o seu próprio servidor.
  • Para visualizar o vídeo, verifique se o Media Gateway está sendo executado no servidor que hospeda a nova função Web Server. Se necessário, é possível criar a função Media Gateway ou adicionar o servidor a uma função preexistente do Media Gateway.
  • Para configurar o failover para essa função, adicione um servidor em espera.
  • Se as configurações de porta padrão entrarem em conflito com outros aplicativos no seu sistema, é possível alterar as portas usadas pelas funções Web Server e Media Gateway. Na função Web Server, na página Propriedades, ajuste o controle deslizante Usar as portas Web padrão do servidor para Desligado e, em seguida, altere as portas HTTP e HTTPS. As configurações padrão são a porta HTTP 80 e a porta HTTPS 443. Clique em Aplicar para salvar as suas alterações. Depois faça as mesmas alterações às configurações de porta REST na função Media Gateway.